quarta-feira, 4 de outubro de 2017


Sola Christus, sola gratia, soli Deo gloria


Sola Christus, solagratia, soli Deo gloria

Um dos mais importantes eventos da história do Cristianismo completa 500 anos neste trimestre. A Reforma Protestante mudou definitivamente a face da fé cristã e abriu as portas para o movimento que deu origem às igrejas evangélicas. Teve seu marco inicial no dia 31 de outubro de 1517; porém, a insatisfação com os rumos da cristandade já vinha desde a Idade Média, movendo uma série de religiosos, místicos, pensadores e fiéis inconformados com os erros e desvios da Igreja. Às superstições religiosas somavam-se a ignorância acerca da Bíblia Sagrada e uma boa dose de exploração da fé – e tudo eclodiu a partir da ação de pessoas como Martinho Lutero, Calvino, Zwínglio, Knox e tantos outros que se dispuseram a arriscar tudo, até a própria vida, pelo ideal de trazer a cristandade de volta ao centro da vontade de Deus.
VIDA CRISTÃ dedica esta edição especial à memória do movimento reformista, analisando suas origens, seus pontos principais e seu legado para nós, cristãos do século 21. O doutor em Teologia Manoel Bernardino fala, em História, sobre os propósitos da Reforma. Alina Carreiro estreia com a coluna Devocional, revelando a importância das mulheres na Reforma assim como em Ser mulher, a teóloga e doutora em Linguística, Karla Janaína. Por sua vez, o professor Taciano Fernandes destaca, em Missões, que a Igreja de Jesus continua em transformação até hoje. Na coluna Heróis da fé, o pastor Deivinson Bignon lembra como a verdade bíblica de que a salvação é somente pela fé, mediante a graça, motivou os reformistas; e Joyce Clayton, autora da tradicional coluna Coisas de mulher, destaca o valor dado por Martinho Lutero à família – um exemplo que precisa ser seguido hoje, assim como as lições de fé, coragem e defesa dos princípios bíblicos que os reformadores nos legaram, É o que assinala o historiador e ministro congregacional Zefanias dos Santos Lima, em Espiritualidade.   
VIDA CRISTÃ tem orgulho de ser ligada à Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, uma legítima herdeira da Reforma Protestante que, há um século e meio, tem ajudado a anunciar a verdade da Palavra de Deus aos brasileiros. Esta edição especial é dedicada a todos aqueles que, 500 anos depois, permanecem fiéis aos princípios reformistas: Sola Christus, sola gratia, sola Scriptura, sola fide e soli Deo gloria.


quinta-feira, 6 de julho de 2017

A FÉ VEM PELO OUVIR


A fé vem pelo ouvir
Segundo a Escrituras, a fé vem pelo ouvir - ou seja, por conhecer a Palavra de Deus. E para se conhecer a Bíblia, o reino do Senhor e sua vontade para nossa vida, nada melhor do que boa leitura. É por isso que nós, de VIDA CRISTÃ, publicamos, há mais de seis décadas, aquilo que há de melhor em termos de reflexão bíblica, inspiração espiritual, testemunhos de fé e teologia de maneira simples, capaz de ser compreendido mesmo por leitores e leitoras sem muita instrução formal ou oportunidade de acesso a bons livros.
Entendemos que nosso ministério é proporcionar à mulher brasileira, bem como à Igreja, um rico acervo com o melhor conteúdo que existe: a verdade. A cada edição, selecionamos o que entendemos vir da parte de Deus para o seu coração - e, nesse nº 256, não é diferente. Nossa antiga colaboradora Joyce Clayton fala sobre os relacionamentos autênticos e verdadeiros, que são a base divina para a família. Outra veterana das páginas de VIDA CRISTÃ, Durvalina Bezerra, faz uma análise devocional do "Ide" de Jesus - mostrando como o texto áureo da obra missionária pode e deve ser vivido hoje, pelo cristão. Já o pastor David Bezerra, da IEC de Natal (RN), desafia-nos com uma reflexão intrigante sobre o sofrimento, tendo como base um dos relatos mais dramáticos de toda Bíblia: trajetória de Jó.
Recém-chegada à equipe de colaboradores da revista essencial da mulher brasileira, mas nem por isso menos relevante, Karoline Evangelista, com sua coluna Apologética, tem levantado questões relativas à vida cristã nestes difíceis tempos pós-modernos. Nesta edição, ela fala sobre o perigo da sensualidae. "Nossas vestes podem honrar ao Senhor ou desonrá-Lo. Podem, até mesmo, levar outros ao pecado, defende. Outro tema que inquieta muito a pais, pastores e educadores - o relacionamento entre gerações dentro da família - é o tema da nossa colaboradora Abilene Barros Silva. Em A tríplice graça, ela defende como o amor, o poder e a moderação podem - e devem - ser bem conjugados para a formação dos filhos e a harmonia do lar.  Outro aspecto essencial do Reino de Deus, a liderança, é o destaque da série Estudos bíblicos, preparados, neste trimentre,pela professora Keyla Nícia Dias de Carvalho da Silva.
Esperamos que esta edição lhe traga muita inspiração, ed. Boa leitura e até setembro!ificação, cultura e lhe preste bom serviço


quarta-feira, 5 de abril de 2017

Mulheres no centro da vontade de Deus



Mulheres no centro da vontade de Deus

Em uma revista voltada prioritariamente ao público feminino, é natural que as mulheres sejam as protagonistas – seja na edição, na autoria dos textos publicados ou na definição da linha editorial. Por isso, tanto a equipe de Direção e Redação de VIDA CRISTÃ quanto o grupo de colaboradores são, majoritariamente, integrados por mulheres. Assim como os assuntos tratados giram, no mais das vezes, em torno do universo espiritual, familiar, profissional e pessoal da mulher.
Nesta edição, particularmente, boa parte do conteúdo de VIDA CRISTÃ trata de personagens bíblicas. São mulheres que, com seu exemplo de fé e devoção há milhares de anos, continuam inspirando a leitora contemporânea,  especialmente as da Semana de Oração; algumas tiveram suas histórias marcadas pela extrema dedicação aos filhos, o que nos remete à data mais importante do calendário deste trimestre, o Dia das Mães. Curiosamente, poucas dessas mulheres têm seu nome citado no texto sagrado – talvez, como reflexo do ambiente cultural patriarcal em que se desenrolaram os fatos bíblicos. Mesmo assim, o que dizer, por exemplo, do legado da mulher de Betânia, aquela que derramou precioso perfume sobre o Senhor Jesus? E quanto à viúva de Sarepta, a sunamita e à viúva do servo de Eliseu, que enfrentaram preconceitos e dificuldades, mas se mantiveram firmes nos mandamentos divinos? Pois são essas mulheres “sem nome” que são retratadas por nossa colunista Rosemere Germano e pelo pastor Elvis de Carvalho, autor dos Estudos Bíblicos deste trimestre.
Já os nossos articulistas David Bezerra e Karla Janaína preferiram tratar de questões que, muitas vezes, angustiam a mulher. Em Vida com Deus, Bezerra aborda o peso que as expectativas alheias podem colocar nos nossos ombros, afastando-nos dos propósitos do Senhor. Karla, por sua vez, celebra o valor da simplicidade na vida. “Temos de viver com contentamento com aquilo que Deus nos tem dado”, exorta. A missionária Mirtes Elaine, por sua vez, confronta a leitora com uma pergunta inquietante, em sua coluna Missões: “Para quê você existe?”. Citando outra heroína bíblica, a rainha Ester, ela enfatiza que somente descobrindo a própria missão e o propósito de Deus para sua vida é que a mulher poderá ser verdadeiramente feliz. E qual a mulher que não deseja isso, não é verdade? Boa leitura!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Esperança em 2017



“Crise” é a palavra mais repetida no Brasil de hoje. O ano de 2017 já se inicia sob o estigma da crise – crise econômica, política, social, moral, mundial. Nas mentes e corações dos brasileiros habitam o temor de que “dias piores virão”; e, a julgar pelos noticiários, com certeza! Violência, corrupção, desamor, críticas à fé e à Igreja compõem um panorama sombrio.
Em Israel, também foi assim. Lemos, nas páginas do Antigo Testamento, diversos ciclos de crise profunda, geralmente acompanhadas pelo distanciamento do povo em relação ao seu Deus. Será que não é este, exatamente, o motivo principal do atual panorama? Sem dúvida que sim. E os Estudos Bíblicos desta edição – os últimos da série produzida por nosso colaborador Cid Mauro – o demonstram claramente. Miqueias, Ageu e Zacarias foram homens levantados por Deus para clamar ao povo sobre a necessidade de restauração. Suas palavras, proferidas há mais de 2,5 mil anos, ecoam como verdade nos dias de hoje.
Contudo, podemos ter a certeza de que o Senhor não somente está ao nosso lado como fala conosco. Este é o tema do pastor David Bezerra em sua coluna Vida com Deus. Afinal, não somos apenas servos de Cristo, mas seus amigos, de acordo com nossa colaboradora Else Paranhos em sua seção Sempre é tempo de orar. O Filho de Deus veio nos trazer vida abundante – tema de Joyce Clayton em Coisas de mulher –, e, assim, podemos descansar nos braços do Pai, conforme recomenda nosso colunista Samuel Vieira em Comportamento.
O verdadeiro cristão não é aquele que se aliena da realidade em nome de uma esperança futura de vida eterna. Ele é um agente ativo no mundo em que vive, intercedendo, apoiando, encorajando e, sobretudo, vivendo o Evangelho em sua plenitude. Afinal, só mesmo os eternos valores do Reino de Deus podem subverter a ordem caótica dos dias de hoje e transformar por completo nossa sociedade. Renove sua esperança no Senhor, o autor e consumador da nossa fé. Boa leitura e feliz 2017!