quarta-feira, 4 de outubro de 2017


Sola Christus, sola gratia, soli Deo gloria


Sola Christus, solagratia, soli Deo gloria

Um dos mais importantes eventos da história do Cristianismo completa 500 anos neste trimestre. A Reforma Protestante mudou definitivamente a face da fé cristã e abriu as portas para o movimento que deu origem às igrejas evangélicas. Teve seu marco inicial no dia 31 de outubro de 1517; porém, a insatisfação com os rumos da cristandade já vinha desde a Idade Média, movendo uma série de religiosos, místicos, pensadores e fiéis inconformados com os erros e desvios da Igreja. Às superstições religiosas somavam-se a ignorância acerca da Bíblia Sagrada e uma boa dose de exploração da fé – e tudo eclodiu a partir da ação de pessoas como Martinho Lutero, Calvino, Zwínglio, Knox e tantos outros que se dispuseram a arriscar tudo, até a própria vida, pelo ideal de trazer a cristandade de volta ao centro da vontade de Deus.
VIDA CRISTÃ dedica esta edição especial à memória do movimento reformista, analisando suas origens, seus pontos principais e seu legado para nós, cristãos do século 21. O doutor em Teologia Manoel Bernardino fala, em História, sobre os propósitos da Reforma. Alina Carreiro estreia com a coluna Devocional, revelando a importância das mulheres na Reforma assim como em Ser mulher, a teóloga e doutora em Linguística, Karla Janaína. Por sua vez, o professor Taciano Fernandes destaca, em Missões, que a Igreja de Jesus continua em transformação até hoje. Na coluna Heróis da fé, o pastor Deivinson Bignon lembra como a verdade bíblica de que a salvação é somente pela fé, mediante a graça, motivou os reformistas; e Joyce Clayton, autora da tradicional coluna Coisas de mulher, destaca o valor dado por Martinho Lutero à família – um exemplo que precisa ser seguido hoje, assim como as lições de fé, coragem e defesa dos princípios bíblicos que os reformadores nos legaram, É o que assinala o historiador e ministro congregacional Zefanias dos Santos Lima, em Espiritualidade.   
VIDA CRISTÃ tem orgulho de ser ligada à Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, uma legítima herdeira da Reforma Protestante que, há um século e meio, tem ajudado a anunciar a verdade da Palavra de Deus aos brasileiros. Esta edição especial é dedicada a todos aqueles que, 500 anos depois, permanecem fiéis aos princípios reformistas: Sola Christus, sola gratia, sola Scriptura, sola fide e soli Deo gloria.


Nenhum comentário: